terça-feira, 30 de julho de 2013

Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos

O livro de Jeremias é marcado por relatos de pessoas que não deram ouvidos à Palavra de Deus e, por isso, foram mortas ou assoladas.

Num desses relatos, Joanã, depois de ter resgatado o povo das mãos de Ismael, diz ao profeta:

"Seja aceita, pedimos-te, a nossa súplica diante de ti, e roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este resto; porque de muitos restamos somente uns poucos, assim como nos vêem os teus olhos; para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer. (...) Seja o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel, se assim não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus. Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus." (Jr 42:2-3, 5-6).

Depois de buscar aO Senhor, Jeremias deu-lhes a resposta:

"Assim diz o Senhor, Deus de Israel, a quem me enviastes para apresentar a vossa súplica diante dele: Se de boa mente habitardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito. Não temais o rei de Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o Senhor; pois eu sou convosco, para vos salvar e para vos livrar da sua mão. E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça habitar na vossa terra." (Jr 42:9-12).

O que eles fizeram?

"Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito para ali peregrinardes; mas Baruque, filho de Nerias, é que te incita contra nós, para nos entregar na mão dos caldeus, para eles nos matarem, ou para nos levarem cativos para Babilônia. Não obedeceu pois Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os príncipes dos exércitos, nem o povo todo, à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá." (Jr 43:2-4)

Quando clamamos, queremos mesmo ouvir o que o Senhor tem a dizer? Estamos mesmos dispostos a obedecer Àquilo que Ele disser? Ou pela nossa soberba arrumamos desculpas para fazer aquilo que desejamos na alma e agir segundo nossa própria vontade e desejos?É tempo de não somente ouvir o que Deus tem falado, mas obedecer a Ele, aos Seus comandos, para que Sua vontade realmente se estabeleça, em nossa terra, em nossas casas, em nossas vidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário